Por: Carlos Freire
O uso de telhas de aços como cobertura e fechamento lateral é uma opção técnica e economicamente competitiva uma vez que variando-se a espessura da chapa e as características geométricas da seção, obtém-se componentes leves capazes de vencer vãos de diferentes extensões, além da variedade de cores possíveis de serem aplicadas.
São fabricadas por roloformagem a partir de chapas ou bobinas de aço laminado a frio com ou sem requisitos de propriedades mecânicas.
Para evitar a corrosão também são utilizados chapas ou bobinas de aço zincado por imersão a quente com ou sem pintura e chapas finas de aço resistente à corrosão atmosférica pós-pintada.
As telhas de aço podem ser onduladas, trapezoidais, sendo variáveis as alturas das ondas e das nervuras, o seu espaçamento, as suas dimensões e a presença ou não de estampas enrijecedoras.
Para vãos de médio e grande porte são fabricadas telhas autoportantes a partir da combinação de alguns tipos de seção com aços de alta resistência.
Em busca de um melhor conforto térmico e acústico é utilizado, entre dois perfis de telha, material isolante como por exemplo lã-de-vidro.
As telhas de aço são fixadas por ganchos de aço convencionais ou parafusos galvanizados auto-atarraxante ou auto-brocante.
Tanto os ganchos como os parafusos deverão ser fixados com arruelas metálicas e de neoprene.
Também são fabricados com as mesmas chapas utilizadas nas telhas, os rufos, as calhas, cumeeiras, pingadeiras e arremates,
Podemos citar como principais vantagens da utilização de telhas de aço como cobertura e fechamento lateral:
» Durabilidade adequada;
» Custos competitivos;
» Facilidade e velocidade de execução;
» Versatilidade de projeto: perfis de diferentes seções e diversas opções de cores.