Helipontos em Shopping Centers

A solução de transporte urbano rápido em São Paulo Artigo publicado na revista AVIO n. 84 de autoria do Eng. Carlos Freire

Ao longo dos últimos anos trabalhei no projeto de inúmeros Helipontos e tive a oportunidade de conhecer vários usuários de helicópteros, em virtude disso sempre discutimos as dificuldades de operação de Helicópteros na cidade de São Paulo, face à falta de Helipontos públicos.

No ano passado fui procurado por um amigo que cansado do trânsito e da pressão de São Paulo, mudou-se para um condomínio fechado a 60 Km de São Paulo, dizia-me ao telefone:

– Carlos preciso que você venha a minha chácara para iniciarmos a construção de um heliponto, pois estou comprando um helicóptero para ir trabalhar em São Paulo.

Enquanto conversávamos, ia notando que meu amigo passava a fazer parte do grupo de pessoas que tentam a utilização do Helicóptero diariamente e acabam completamente desolados.

Aquela idéia de levantar pela manhã, desfrutar o delicioso ar do campo, encontrar os “amigos” e juntos de helicóptero, virem trabalhar diariamente; caiu por terra quando concluímos que os helipontos onde se pretendia que o comandante aterrisase, são privados e que os proprietários ou que o condôminos não permitiriam a operação de estranhos. Quanto eles cobram para pousar e decolar ? Procuro mostrar que o problema é privacidade e não dinheiro.

Diante deste quadro tenho conversado com amigos e pessoas interessadas para que juntos pudéssemos achar uma solução.

Tenho conhecimento que algumas empresas de Táxi-Aéreo trabalham isoladamente em busca de uma solução, inclusive já fizemos várias análises de viabilidade aeroportuária para construção de helipontos em vários locais estrategicamente posicionados.

Estes projetos nunca chegaram a resultados concretos por se tratar de um alto investimento com previsão muito lenta de retorno. Outra idéia seria procurar os proprietários de Helipontos já registrados e tentar negociar algumas operações diárias.

Sempre chegamos ao insucesso devido ao problema da perda de privacidade, segurança e custo.

Logo que começamos a buscar uma solução para nossa rede de helipontos, fomos casualmente procurados pelo síndico de um prédio na Av. Paulista para construir um sistema de balizamento noturno no Heliponto do condomínio que havíamos construído e registrado há alguns anos.

Aquele era sem dúvida o momento exato para iniciarmos nossa rede de heliponto pois o síndico nos informara que 60% dos condôminos não utilizavam o heliponto e não concordavam em custear com a verba de obras do condomínio a execução do balizamento do Heliponto. Participamos da reunião do condomínio não tão preocupados em vender o balizamento quanto convencê-los das vantagens financeiras geradas pela eventual operação comercial do heliponto.

Achei o resultado da reunião excelente; não existiu se quer um condômino que se opuse-se, apenas objeções quanto a segurança do edifício foram levantadas, embora não fosse só esta nossa intenção, eles entenderam sermos os virtuais interessados na locação do Heliponto e solicitaram um prazo de 15 dias para informar o valor da locação mensal (imaginavam sermos como aquelas empresas que locam garagens em condomínios).

Decorridos 10 dias tivemos a esperada resposta. Pasmem !!! R$ 25.000,00/mês mais as obras de balizamento noturno e de aumento dimensional da plataforma visando a operação de helicópteros maiores além da construção de sala VIP na cobertura do Edifício e o pagamento de empresa de segurança para as atividades do Heliponto. Embora inviável economicamente a origem daquele valor me levou a discutir o assunto novamente com os Condôminos. Soube então que este valor é normalmente pago pelas emissoras de Rádio e TV aos condomínios em que colocam suas antenas na região da Av. Paulista.

Acho que podemos tirar inúmeras conclusões desta experiência.

NOSSA PROPOSTA

A única opção que nos parece viável em todos os aspectos seria a criação de uma rede de Helipontos nos Shoppings da grande São Paulo e é isto que gostaríamos de apresentar.

Análise logo abaixo (corredores visuais de helicópteros na CRT), podemos observar as seguintes informações importantes:

1. Existem pelo menos 20 possibilidades viáveis de criação de helipontos dentro da grande São Paulo, em locais de uso público e com custo baixo. Os Shopping Centers e alguns Supermercados.

2. Sendo os CH (Corredores de Helicópteros) projetados pela Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Vôo, visando propiciar o máximo de áreas livres no solo onde o helicóptero possa efetuar um pouso de emergência com o mínimo risco possível para as pessoas e propriedades, parece que os nossos Shoppings helipontos pela sua posição estratégica estão garantidos no aspecto segurança, pois quando não estão nos próprios corredores existentes, estão bem próximos.

Os Shoppings já estão dotados dos mais importantes equipamentos e acessórios para a operação dos Helipontos, tais como: segurança, estacionamento, facilidade de acesso, táxis etc.

Os únicos investimentos a serem feitos seriam a construção dos Helipontos e de salas vips, para embarque e desembarque e logicamente o treinamento do pessoal da segurança.

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